Chá verde por infusão, em saquinho ou em capsula?

O chá verde é obtido das folhas frescas da erva Camellia sinesis. Possui alta quantidade de catequinas os famosos antioxidantes (flavonóides).

A aplicação clínica do chá verde é bastante estudada principalmente devido à sua propriedade antioxidante, principalmente na prevenção das doenças cardiovasculares, alguns pesquisadores tentam associar o consumo de chá verde com a chance do desenvolvimento de diversos tipos de cânceres e o envelhecimento cutâneo.

O chá de saquinho industrializado, bem como, como as folhas secas ou as cápsulas têm o mesmo efeito e mantém suas propriedades nutricionais.
Os chás de saquinho funcionam da mesma maneira que as folhas, porém eles podem conter outras partes da planta, como pequenos pedaços do talo e sementes, o que diminui os efeitos desejados, além de não revelar o real aroma e sabor da bebida.
Os chás em cápsulas, difundidos internacionalmente e facilmente encontrados nas farmácias, devido ao fato de serem mais concentrados, devem ser consumidos moderadamente, principalmente em pessoas com distúrbios cardiovasculares como arritmias e alterações gastrointestinais, como gastrites e ulceras.

Os efeitos benéficos e protetores do chá se manifestam com o consumo acima de cinco ou mais xícaras por dia, a doção de açúcar ou outros tipos de adoçantes não aumenta ou diminui as características funcionais da preparação..
Além da quantidade, outro fator importante é o tempo de ingestão necessário para a efetivação das ações nutraceuticas. O consenso entre pesquisadores esta na inserção do hábito de consumo diário e por longo período.

Quanto à quantidade máxima, o consumo de até vinte xícaras de chá verde por dia é considerado seguro. Não há dados na literatura sobre a quantidade máxima de consumo dos chás encapsulados.

Os compostos fenólicos do chá também são considerados antinutrientes, pois diminuem a digestibilidade protéica, nesse aspecto, o consenso científico é fraco, mas essa ação é observada em alguns importantes estudos internacionais. Portanto, seu consumo deve ser evitado junto às grandes refeições.

 Fontes:
www.nutritotal.com.br, acesso em 12/10/2010
www.nutricaoclinica.com.br, acesso em 29/11/2011

2 comentários em “Chá verde por infusão, em saquinho ou em capsula?”

Deixe um comentário