Cosmética com nutrição e uso de vitaminas

Atualmente, é cada vez mais comum a busca pelos tratamentos estéticos e pelas diferentes formas de manutenção da juventude. O envelhecimento é um processo de degradação progressiva do corpo, natural, ao qual todos são submetidos. Uma parte deste processo é o envelhecimento cutâneo, que possui importante função estética, sensorial e social. Muitos são os fatores que contribuem para uma aparência mais jovem ou mais envelhecida da pele como fatores genéticos, exposição crônica à luz solar, consumo de álcool, cigarro, estresse e também alimentação e dieta.

Os danos que ocorrem na pele são frequentemente associados à liberação de radicais livres. Desta forma, o consumo de substâncias antioxidantes (compostos que combatem os radicais livres, reduzindo sua ação) tem recebido maior atenção pela sua ação benéfica no envelhecimento cutâneo. Dentre elas podemos citar:

Vitamina C: é fundamental para a formação das fibras colágenas, atua como antioxidante, favorece a microcirculação, reduz a velocidade de iniciação de radicais livres e tem ação fotoprotetora. Recomenda-se a ingestão de 75mg/dia para mulheres e 90mg/dia para homens. As principais fontes são: brócolis, pimentão, couve, tomate e as frutas cítricas.

Vitamina E: acumula-se nas membranas das células, atuando na proteção de sua estrutura. Esta vitamina é encontrada na natureza em quatro formas diferentes: alfa, beta, gama e deltatocoferol, sendo o alfatocoferol a mais abundante. Ela minimiza os danos provocados pelos radicais livres e protege contra os raios ultravioletas (UV). A recomendação de ingestão é de 15mg/dia e as principais fontes alimentares dessa vitamina estão em grãos de cereais e respectivos óleos, como germe de trigo, milho, soja e amendoim, além de ovos, fígado, carnes, peixes e produtos lácteos.

Alguns nutrientes também são citados em estudos clínicos de boa qualidade científica como agentes protetores do envelhecimento cutâneo. Os carotenoides (licopeno), os flavonoides, o selênio e outros antioxidantes são os mais citados e com maior referencia na literatura.. Entretanto, é importante o desenvolvimento de novos estudos para verificar suas reais correlações com a manutenção da pele saudável.

Embora inevitável, o processo de envelhecimento da pele pode ser amenizado pelo modo de vida e pela qualidade nutricional no decorrer da vida.
O uso de suplementos nutricionais mostra-se uma opção no auxílio do tratamento, entretanto deve-se ressaltar que o uso destes não reproduz os efeitos de uma alimentação saudável, bem como, a redução da exposição aos raios solares com utilização de protetores deve ser sempre efetivada .

Deixe um comentário