Slow Food, novo conceito em gastronomia

Fundado pelo sociólogo e critico gastronômico italiano Carlo Petrini em 1986, em Bra, uma cidadezinha situada ao norte da Itália ,a Slow Food, que literalmente se traduz como “Comida lenta”  nasceu como movimento de oposição ao crescente americano “Fast Food”, tornando-se em 1989 uma associação internacional.

Conta hoje com mais de 100.000 inscritos e sedes na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido (em ordem de constituição) e seguidores em outros 130 países, dentre os quais o Brasil.

Slow food significa dar a justa importância ao prazer ligado ao alimento, aprendendo a aproveitar as diversidades das receitas e dos sabores, a reconhecer a variedade de lugares onde foram produzidos os ingredientes, a respeitar os ritmos das estações e do convívio.

Slow food denota a necessidade da “educação do gosto” como a melhor defesa contra a má  qualidade e a fraude; e como guia contra a homologação das nossas refeições; atua salvaguardando a cozinha local, a produção tradicional, as espécies vegetais e animais em risco de extinção; sustenta um novo modelo de agricultura, menos intensivo e mais limpo.

Através de projetos, publicações, eventos e manifestações defende a biodiversidade e o direito do povo a soberania alimentar.

A rede de 100.000 associados da Slow Food e subdividida em sedes locais, chamadas na Itália de “Condotte” e no restante do mundo de “Convivium”, coordenadas por líderes que organizam cursos, degustações, jantares, viagens, promoções a nível local de campanhas da associação, da ativação de projetos como “Horta nas Escolas” e da participação de grandes eventos organizados pela Slow Food a nível internacional.

A partir da idéia de Slow Food, nasceu a Terra Madre, um encontro mundial entre as Comunidades de Alimentos, que em 2008 teve sua 3°Ediçao, e neste ano terá sua 4°Ediçao na cidade de Turim, na Itália entre os dias 21 a 25 de outubro, contemporaneamente ao “Saloni Del Gusto”.

 Quer saber mais sobre Slow food? Visite os links recomendados:

www.slowfood.com
http://multimedia.slowfood.com/index.php?lng=2&method=multimedia&action=zoom&id=36140
www.terramadre.info/
wwww.slowfood.it

Colaborador /Autor:
Flavia Garita

Anúncios

Um comentário em “Slow Food, novo conceito em gastronomia”

  1. Muito bom este conceito que entra em oposição aos conceitos do Fast Food e que estão intimamente ligados aos hábitos alimentares atuais da população. Uma pena que o Brasil ainda não tenha aproveitado a idéia do Slow Food em um geral. O Canadá também tem sido apontado como um país que aproveita muito deste movimento, excelente texto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s