Feijoada resolvendo a controvérsia sobre a origem…

Na atualidade existem muitos historiadores que refutam de forma contundente a origem da feijoada relacionada com a alimentação dos escravos.
Os imigrantes portugueses proprietários dos escravos eram originários de camadas mais pobres da população de Portugal, ao imigrarem para o Brasil, certamente mantiveram os seus costumes de alimentação, neles inserido a utilização de miúdos, e todas as partes dos animais (rabo, orelha, pés etc…).
Segundo dados históricos, não havia abundância de alimentos nas cidades do Brasil colônia e os escravos eram alimentados basicamente com farinha, água e produtos coletados nas áreas circunvizinhas as senzalas.
Os famosos pertences da feijoada eram consumidos pelos portugueses e demais membros da administração das fazendas, aos escravos não restavam muitos ingredientes para misturar ao feijão!!!
Mas certamente, descobrir a origem dessas histórias é um grande trabalho de pesquisa, inclusive para validar qualquer uma das duas versões.
Há quem diga que feijoada é um dos pratos mais calóricos que conhecemos na culinária brasileira, mas dá para preparar uma boa receita com menos gorduras, ainda mais saudável e saborosa que a tradicional.
José Orlando, o famoso “Bolinha”, um dos maiores especialistas no assunto, oferece algumas dicas para tirar gordura da feijoada. Entre elas destacam-se:

 – Ferver as carnes salgadas por trinta a quarenta minutos somente com água. Muito da gordura que não queremos eliminamos ao jogar essa água fora;

– Quando estivermos cozinhando as carnes com o feijão, aflora uma nata de gordura que deve ser eliminada constantemente, até o final do processo, com uma concha ou colher;

– Experimente cozinhar com azeite. É mais saudável que o óleo convencional e também pode ser utilizado no tempero da feijoada e nos molhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s