Comida japonesa, até que ponto é saudável?


Devido a sua longa história na alimentação, os japoneses desenvolveram uma culinária fina e sofisticada. Nos últimos anos, a comida japonesa tornou-se muito popular no mundo ocidental principalmente aqui no Brasil. Não somente pela sua apresentação e sabor, mas também por ser considerada uma comida saudável. É conhecida, por dar importância a sazonalidade dos alimentos, qualidade e frescor dos ingredientes.   
Acredita-se, que a dieta japonesa tem relação com a longevidade do povo japonês graças aos seus diversos nutrientes benéficos. Entre eles: o ômega-3 do salmão, um tipo de gordura importante para o coração; a ação termogênica e antiinflamatória do gengibre; a soja no auxílio da redução do colesterol; a fibra presente nas algas; o cogumelo na melhora da imunidade; o chá verde para um bom funcionamento digestivo.
Contudo, devemos lembrar que este tipo de refeição também pode trazer malefícios à saúde devido ao exagero. Em primeiro lugar a utilização inadequada da quantidade de molho de soja (shoyu), um ingrediente bastante presente nessa culinária, pode causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial por ser rico em sódio.  O consumo de shoyu, em um rodízio, por exemplo, pode atingir a recomendação máxima de sódio diária, em uma única refeição.

Ainda, o excesso de frituras, como o tempurá e guiozá, a manteiga do shimeji, o cream cheese do temaki também comprometem uma alimentação saudável. Isto não significa, que não possam ser ingeridos, mas consumidos com cautela.

Uma dica é optar pelo consumo a la carte ao invés de rodízio para não exagerar.

Autora: Nutr.Priscila Y. Monomi

Anúncios

2 comentários em “Comida japonesa, até que ponto é saudável?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s