As dietas tipo vegetarianas, nas mais diferentes versões, podem propiciar quadros de desnutrição relacionada a alguns nutrientes.
Os principais nutrientes sob risco de terem a oferta diminuída são: Ferro, Vitamina B12, Zinco, Selênio e deficiências relativas de aminoácidos.
Via de regra, orientamos a ampliação do universo de escolhas dentro de reino vegetal.
No entanto, algumas regras básicas devem ser seguidas:
Recomendações
– Consumir, pelo menos, duas porções de laticínios diariamente; em caso de dietas que proíbam esse consumo, pode-se utilizar algum alimento enriquecido com esse mineral (exemplo: leite de soja enriquecido com cálcio);
– O consumo de leites fermentados ou yogurtes, pode ser uma boa opção em alguns tipos de vegetarianos
– Inserir no cardápio diário o consumo de frutas secas.
– Diminuir o consumo de fibras, aumentando a quantidade total de alimentos (usar combinações entre cereais refinados e integrais);
– Utilizar óleos de bom valor nutricional e com diversidade de gorduras, nesse caso o óleo de canola e o azeite de oliva podem ser uma boa opção.
– Combinar diariamente, nas refeições principais, pelo menos um cereal e uma leguminosa;
– Aumentar o consumo de verduras de folhas verde escuras, nozes, castanhas e leguminosas;
– Observar a possibilidade de suplementar ferro e zinco na alimentação, principalmente para os grupos mais vulneráveis (crianças, grávidas etc).
Só se não seguir uma dieta vegetariana balanceada para ter algum problema, acho engraçado na maioria das matérias o vegetarianismo é veiculado como algo perigoso e muito complexo de se seguir, como se fosse um grande erro essa atitude, um risco de adoecer ao se tornar vegetariano.
Sendo que na verdade é bem o contrário!
Tô com medo. Eu sou vegetariana desde outubro do ano passado, mas não sei se estou me alimentando bem, to com medo de ir a uma nutricionista e ela me diga que isso é um absurdo e várias coisas do tipo. As vezes eu perco um pouco o ar quando eu fico nervosa(e isso acontece principalmente quando é algo em relação a alimentação). Além disso eu sou magra, mas por questão de genética, toda a família do meu pai é megra(bem magrinha mesmo) e estou com medo de ficar com aquele aspecto anorexico, e dizem que como eu estou em fase de crescimento(14 anos) preciso de proteínas vindas da carne. As vezes eu penso em voltar a comer carne por causa da minha preocupação, mas até agora eu não voltei.
Olá
Essa preocupação com o peso é um aspecto comum hoje em dia. As pessoas estão mudando o seu padrão de imagem corporal.
Na verdade, você deveria procurar auxílio de médico, no seu caso clinico geral, ginecologista ou pediatra.
Apresentar as suas duvidas e pedir uma avaliação.
Magreza não é doença, massa magra reduzida pode ser corrigida com alimentação e atividade física.
Vá a esses profissionais, faça avaliações laboratoriais, hormonais etc..
Eles poderão te orientar muito bem.
Abs