Na verdade, sempre temos essa duvida…
Na época das cavernas a justificativa era mais fácil: conservação sem dificuldades, nutritivo, gostoso etc…
Vamos rever um pouco do que diz a literatura:
Controle de peso: Proteínas de alta qualidade dos ovos contribuem para a sensação de saciedade prolongada e para manter a energia do organismo.
Manutenção da força muscular e redução da perda de massa muscular: Pesquisas indicam que proteínas de alta qualidade produzem força muscular e ajudam a prevenir a perda de massa muscular em pessoas idosas.
Gestação saudável: A gema do ovo é excelente fonte de colina, um nutriente essencial que contribui para o desenvolvimento do sistema nervoso central do feto, importante para a prevenção de anomalias fetais. Dois ovos provêem cerca de 250 miligramas de colina, ou seja, metade das necessidades diárias para uma mulher gestante ou amamentando.
Função cerebral: Colina também é muito importante para a função cerebral em adultos, mantendo a estrutura das membranas celulares. É componente chave para a neuro-transmissão, que é responsável por transmitir as “mensagens” do cérebro através dos nervos para os músculos.
Saúde da visão: Luteina e Zeaxantina, dois anti-oxidantes encontrados no ovo, ajudam a prevenir a degeneração macular, que é a causa principal da cegueira dos idosos.
Apesar de possuir quantidade pequena dos dois nutrientes, pesquisas demonstram que a luteina dos ovos é mais biodisponível que a luteina de outros alimentos.
O valor nutritivo do ovo não se altera com o cozimento, porque suas proteínas, quando exposta ao calor, em vez de se dispersarem, se coagulam.
Autora: Nutricionista Joyce Vitor da Silva / CRN- 28213
Referencias :
http://www.eggnutritioncenter.org/docs/Nutrient%20Content%20of%201%20Large%20Egg%202010.pdf
http://www.incredibleegg.org/health-and-nutrition/egg-nutrients
http://www.ovosbrasil.com.br/oquehanoovo.php
http://www.alanrevista.org/ediciones/2006-4/pdf/ovo.pdf
http://www.incredibleegg.org/egg-facts
http://www.eatwell.gov.uk/healthissues/healthyheart/cholesterol/#elem234961
http://rdigital.univille.rct-sc.br/index.php/RSA/article/viewFile/183/188
http://www.nhs.uk/Livewell/Healthyhearts/Pages/Cholesterol.aspx#elem234961