Aprendendo a reconhecer o verdadeiro chá

Basta ir a empórios ou casas especializadas para se deparar com uma imensa variedade de chás. O que muitos não sabem é que chá é o nome dado à infusão realizada proveniente de apenas uma planta, a Camelia sinensis.  As demais bebidas feitas a partir da infusão de outras folhas ou frutas também são popularmente conhecidas como chá, mas não o são… Vamos explicar melhor essas definições.

O chá verdadeiro é apresentado em quatro tipos, que dependem do processamento utilizado nas folhas: chá preto, chá oolong, chá verde e chá branco.

Chá Preto: é o mais popular na cultura ocidental. Este chá é produzido pela fermentação das folhas através de sua oxidação intensa. Esse processo é o responsável pelo teor mais elevado de cafeína e sabor mais forte em relação aos demais chás.

Chá Oolong: é caracterizado por uma semifermentação, e sua oxidação é variável, ficando entre o chá preto e o verde.

Chá Verde: é o tipo de chá mais popular no oriente. Este é caracterizado por sua oxidação mínima e, consequentemente, teor reduzido de cafeína. É o tipo de chá que reúne a maior quantidade de estudos científicos devido às alegações de suas propriedades benéficas.

Chá Branco: produzido a partir de folhas mais novas e tenras, não sofrem oxidação e é considerado um subtipo de chá verde, graças a sua semelhança de produção. Alguns dos efeitos benéficos presentes no chá verde também podem ser encontrados no chá branco.

Tisanas: a este grupo pertencem todas as infusões em água quente que não provêm da Camelia sinensis. Dentre as ervas mais conhecidas estão: erva mate, erva-doce, hortelã, camomila, erva-cidreira, alecrim, boldo, capim-limão, flor de alfazema e tomilho.

Vale lembrar que muitas destas infusões possuem alegações de efeitos medicinais. Entretanto, a maior parte delas não possui comprovação científica, sendo os efeitos terapêuticos do chá mais estudados e claros.

Anúncios

4 comentários em “Aprendendo a reconhecer o verdadeiro chá”

  1. eu vejo muita gente vendendo muda da erva mate como chá verde (Camelia sinensis), não tem nada a ver então? Sabe me informar onde eu poço comprar o legitimo chá verde ou muda dele?

    Claudia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s