Na verdade, a vitamina D é um hormônio.
Em 1922 uma substância foi isolada e identificada como tendo origem na alimentação, na época a denominação das vitaminas era sequencial, já haviam isolado a vitamina A, B e C, desta forma recebeu o nome de D.
No entanto, as vitaminas não são sintetizadas no organismo e são conseguidas pela alimentação.
A vitamina D, pelo contrário é sintetizada pelo organismo humano a partir dos alimentos ingeridos, sendo inserida na categoria de hormônios.
Existem dois tipos de vitamina D, a Colecalciferol (D3), de origem animal e a Ergocalciferol (D2), de origem vegetal.
A síntese da Vitamina D nos organismos animais esta relacionada com a exposição à luz solar, mais especificamente aos raios ultravioleta B (UVB), abundantes entre as 10 e 14 horas, mas também relacionados aos diversos tipos de câncer de pele.
A incidência desses raios solares na epiderme, promove a transformação de um derivado do Colesterol, o 7- DHC em Colecalciferol. A fase seguinte se dá pela corrente sanguínea, no fígado ele é convertido em 25 Hidroxi Vitamina D, finalmente transportado aos rins sofre a última transformação química e se torna a Vitamina D.
Além de funções redutoras das chances de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, a Vitamina D é uma das responsáveis pela absorção de Cálcio no intestino, por meio do estimulo de produção de proteínas, responsáveis por essa absorção.
Alguns estudos relacionam a falta de vitamina D com obesidade, diversos tipos de câncer, Diabetes tipo 2, fragilidade óssea e perda de força e massa muscular.
A vitamina D animal esta presente nos peixes gordurosos, ovos e alguns vegetais, como cogumelos e leguminosas
Oi, eu tomo suplemento de vitamina D com 2000UI receitada pelo meu médico,
já que segundo ele problemas que eu taava tendo em meu corpo era por falta…
me sinto melhor hoje em dia dps disso mandei manipular,
talvez seja essa a diferença também…
achei nesse site quando fiz a pesquisa pela net…
http://www.daypharma.com.br/p-42-211-360/Vitamina-D3-2000UI
OK,obrigado pelo comentário