Os frutos do mar estão divididos em duas classes principais: moluscos e crustáceos. Os moluscos apresentam conchas (valvas) ou não. Podem ter uma ou duas conchas, são eles: ostras, mexilhões, vieiras, mariscos, vôngoles, polvos e lulas. Os crustáceos possuem uma carapaça dura, são eles: lagostas, lagostins, siris, caranguejos e camarões.
Propriedades Nutricionais
São excelentes fontes de ômega 3, que são gorduras que trazem benefícios à saúde, como diminuição do risco de doenças cardiovasculares, normalização dos níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea, além de atuarem no sistema imunológico.
Os frutos do mar são ricos ainda em proteínas, vitaminas e sais minerais. Entre eles, podemos citar a vitamina A, as vitaminas do complexo B, vitamina D e E e os minerais como cálcio, iodo, potássio e zinco.
Por outro lado, são fontes de colesterol e sódio e por isso devem ser consumidos com moderação. Os frutos do mar possuem potencial desencadeador de alergias dependente de fatores individuais dos consumidores, e são muito suscetíveis a deterioração e contaminação em temperatura ambiente ou mesmo sob refrigeração.
Saiba um pouco mais sobre alguns frutos do mar
Ostra: Tem o corpo mole, protegido por uma concha dura, grossa, cinza escura. Possui sabor suave, levemente salgado. A cor da carne pode variar do bege ao cinza e a textura pode ser macia ou firme. Pode ser consumida crua, com suco de limão e pimenta, cozida, ensopada, como moqueca, frita ou grelhada. A ostra é uma boa fonte do mineral zinco.
Mexilhão: Sua concha é de cor negra azulada. Pode ser servido cru, ao vinagrete ou utilizado como ingrediente de algumas preparações como paella, caldeirada ou fritadas de frutos do mar.
.
Valor nutricional em 100g de Mexilhões:
• 79 Kcal;
• 7,4 mg de proteína;
• 5,8 mg de carboidratos;
• 1,4 mg de gordura.
(Fonte: USP – Laboratório de análise de físico química dos alimentos)
Veja as calorias de alguns frutos do mar:
|
Fonte: Roberta dos Santos Silva Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet