Mais um pouco de informação sobre ostras e mariscos…

 

Existem controvérsias em relação ao teor de colesterol das ostras, bem como da maioria dos mariscos, mas atualmente os especialistas acreditam que o seu consumo não implica um agravamento dos problemas de colesterol elevado no sangue.
Vários estudos efetuados revelaram que o consumo regular de marisco faz inclusivamente baixar os níveis de colesterol LDL (mau colesterol).

Apesar do conteúdo de colesterol ser elevado no marisco, a quantidade de gordura é muito pequena.

Tal como os peixes gordurosos, as ostras possuem ácidos graxos essenciais (ómega-3 e ómega-6), ainda que em menor quantidade, protetores contra as doenças cardiovasculares (veja outros textos relacionados ao tema no blog)

As ostras são ótimas fontes de vitamina B12, necessária à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção de um sistema nervoso saudável, bem como, outras vitaminas do complexo B como a niacina, tiamina e riboflavina.

Pessoas que sofram de gota ou ácido úrico elevado no sangue devem evitar ostras e marisco de uma forma geral, pois são alimentos ricos em purinas (substâncias que elevam a taxa de ácido úrico no sangue).

Todos os tipos de marisco são alimentos que se degradam com muita facilidade pelo ataque de bactérias. Deve por isso ter alguns cuidados para evitar uma intoxicação alimentar.

Os frutos do mar, principalmente as ostras são normalmente, consumido crus ou temperados com suco de limão, Tente come-los no próprio dia em que as comprar, no máximo, conserve-as no frigorífico entre 0 e 5ºC, e consuma em 2 dias.

A água poluída pode contaminar grandemente as ostras, uma vez que elas se alimentam filtrando a água do mar. As bactérias e os metais pesados depositam-se nos seus tecidos à medida que a água é filtrada, dessa forma, conheça a origem do produto e a sua conservação.
 

Fonte: ABC dos Alimentos ; www.nutricaoclinica.com.br acesso 20/10/2011

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s