Chá verde, existem verdades ou são só mitos?

Pesquisas científicas  realizadas nos Estados Unidos e Europa comprovam os benefícios do chá verde. Esta bebida tem origem da planta Camellia sinensis, que também dá origem ao chá preto. Como o chá preto sofre fermentação, o poder terapêutico não é o mesmo do chá verde e com isso, parte dos princípios ativos são eliminados. Esta erva conhecida há mais de 5 mil anos pelos orientais, vem ganhando destaque no cenário científico mundial devido aos seus inúmeros benefícios a saúde, dentre eles :

– diminuição dos níveis de colesterol ;

– ação antiinflamatória ;

– ação antidepressiva ;

– suplementação de vitaminas e minerais ;

– efeito anti- carcinogênico ;

– perda de peso ;

– fortalecimento do sistema imunológico.

 Um trabalho realizado na Universidade de Nagayama, no Japão, mostrou que o consumo diário da infusão reduz em 30 % os riscos de AVCs na terceira idade.

Outro estudo realizado na Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, compara o chá verde com o vinho tinto no que diz respeito aos benefícios coronarianos e o resultado surpreendeu os pesquisadores : a bebida dos orientais é mais eficaz que o vinho tinto devido a uma substância chamada EGCG.

No que diz respeito a ação antioxidante, os resultados foram igualmente surpreendentes : quando comparados a outros antioxidantes, o chá verde mostrou uma eficiência 100 % maior que a vitamina C e 25% maior que a vitamina E.

Um trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition demostrou que o chá verde é mais estimulante que o café. Outra pesquisa realizada na Universidade de Genebra, na Suiça, mostrou que os polifenóis aumentam a queima calórica e o gasto energético total, podendo ser indicado para perda de peso.

A dose recomendada é de 1 litro por dia, não devendo ser ultrapassada, pois o excesso pode causar efeitos colaterais como: insônia, pirose, manchas nos dentes. Para os pacientes que não toleram as infusões ou não se adaptam ao sabor do chá, existem cápsulas com o extrato da planta ou o chá misturado com frutas secas, proporcionando melhor palatabilidade.

 Fernanda Di Cunto – Nutricionista Clínica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s