Desvendando os segredos do bacalhau…

Um dos peixes mais famosos do mundo é o bacalhau, presente no universo dos livros de culinária e sempre apresentado como uma iguaria.

Na verdade, devido ao processo de salgamento, a logística de distribuição e armazenamento ele pode ser encontrado desde os países costeiros da Europa até distantes cidades da África central.
No processo de conservação de salgamento, preservamos as características nutricionais de composição proteica, bem como o sabor, aroma e textura, tão importantes nas diversas preparações e cardápios.

Originário do mar do norte, possui alto valor em proteína, ácidos graxos Omega 3 nas vísceras e pele, baixa participação de carboidratos e nenhuma fibra.

As cozinheiras familiares e os grandes chefs são unanimes em afirmar que o grande segredo esta no cuidado em retirar o sal, deixando a carne firme e saborosa.
Para dessalgar 1 kilo de bacalhau, deve-se corta-lo em 4 ou cinco  pedaços grandes, acondiciona-los em um recipiente fundo e cobri-lo com água gelada, sendo que esta deve ser trocada de 3 em 3 horas por mais ou menos 36 horas. Os puristas aconselham sempre deixar a pele voltada para baixo…
Uma boa alternativa, visando o aquecimento da água, é manter o recipiente na geladeira.
Pode-se, como forma de evitar um odor aumentado, colocar 1 ou duas fatias de limão dentro da água!

Bacalhau – Composição nutricional (100g / filet)

Valor calórico 120 cal 1% (VDR)
Carboidratos  
Proteínas 7g  
Gorduras totais  
Saturadas  
Colesterol 10 mg  
Fibra alimentar  
Cálcio 56,0 mg  
Ferro 0,7 mg  
Sódio 1430 mg  

VDR – Valor diário de referência para uma dieta de 2500 cal/dia

Deixe um comentário