Por que e para que o consumidor quer tanto os alimentos com baixos teores de carboidratos?

Como o consumidor é informado e analisa este mercado, o conceito e os alimentos low-carb devem fazer parte de qualquer estudo sobre dietas da moda e consumo de alimentos.

Impulsionados pelas inúmeras informações do crescimento da obesidade e excesso de peso nos EUA, e sua trágicas conseqüência para a saúde o bem estar, o consumidor americano movimenta bilhões de dólares anualmente na busca de um controle de peso. Este consumo de alimentos low-carb revela esta necessidade. Livros campeões de vendagem como o do Dr. Atkins e “A dieta de South Beach”  trazem a informação de que é o  alto consumo de carboidratos da dieta ocidental seja a principal causa acumulo de gordura corporal por alterar o metabolismo das gorduras.

Um painel de consumidores realizados em 2003 pela AC Nielsen revelou  números impressionantes. Mais de 35% da população dos EUA já tentaram ou estão tentando uma dieta pobre em carboidratos para controle de peso.O impacto destas informações são tão grandes que está prevista uma alteração importante da famosa pirâmide alimentar realizada pelo órgão das nutricionistas americanas, a USDA.

Na verdade, qualquer dieta especial ou “da moda”sempre tem o seu ponto frágil na fidelização da sua utilização, quem quer consumir pelo resto da vida uma dieta sem carboidratos?

No entanto, paralelo aos apelos dos produtores e dos consumidores, resta a gastronomia e a nutrição ocupar um espaço de bom senso, adequando conceitos de nutrição saudável à realidade do consumo atual e, por parte especificamente da indústria de alimentos, adequar as formulações as normas e consensos internacionais de prevenção de doenças.
Redução do sal (Sódio)
Redução de carboidratos, principalmente os carboidratos simples
Redução de gordura saturada e gordura trans
Autor: Dr. Lenilsom Moreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s