Acerola, uma importante fonte de vitamina C?

A Acerola, Malpighia Glabra, é uma fruta pequena, arredondada, que chega a pesar até 10g e tem casca extremamente vermelha quando madura. Sua polpa de cor clara é carnosa, suculenta e bastante ácida, possuindo núcleo central com três sementes.

Por apresentar melhores condições para o consumo por até três dias após colheita, oferece dificuldade de sua comercialização ao natural. Inicialmente introduzida no nordeste brasileiro, a acerola é hoje cultivada em todo país.

Na literatura de saúde é sempre citada como uma fonte rica em vitamina C, alguns autores determinaram o conteúdo de vitamina C na acerola produzida no Brasil, tendo sido encontrados teores variando de 1040mg/100g a 1790mg/100g de parte comestível, além de ser fonte de pró-vitamina A, ferro e cálcio.
Por concentrar altas doses de vitamina C, é utilizada em vários estudos para efeito de suplementação, obtendo resultados satisfatórios.

O suco de acerola contém 40 a 80 vezes mais vitamina C do que o suco de limão ou laranja, fontes tradicionais desta vitamina.
A composição básica inclui, além de carboidratos, proteínas e gorduras, minerais como: Cálcio, Fósforo, Ferro, Magnésio e Manganês, o valor calórico em 100g de fruta (em média de 10 a 12 unidades) equivale a 49 calorias.

Devido a perecividade desta fruta, sua comercialização in natura torna-se mais rara, sendo mais comumente encontrada na forma de polpa congelada e suco integral pasteurizado. Um dos maiores perigos na utilização de polpa congelada é preservação de boas condições higiênicas, bem como a manutenção do conteúdo em vitamina C.

Fontes: Nutr. Anna Castilho; www.nutricaoclinica.com.br; www.google.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s