Bacalhau, por que sempre é salgado?


Na verdade o bacalhau não é o verdadeiro nome do peixe!!!

Originariamente ele possui um nome científico, Gadus Morthua, ou como é mais conhecido, “Cod Fish”.
O nome Bacalhau deriva do processo de conservação, um tipo de salgamento, para proporcionar maior durabilidade e ampliar a logística da distribuição.
O peixe fresco sempre sofreu reveses na gastronomia dada a sua facilidade de deterioração, devido ao tempo entre a pesca e o efetivo consumo. Existem relatos sobre os processos de conservação e da presença do bacalhau nas caravelas e nas comitivas de peregrinos e soldados em toda a Europa, sempre salgado e propiciando um sem número de receitas culinárias.
O consumo de peixe, nas datas religiosas foi quase que uma imposição da igreja, para desse modo evitar o consumo de comidas quentes, carnes de todos os tipos, tidas como estimulantes da gula e do prazer…
Nessa parte da história o bacalhau entra como vencedor, o seu sabor não se altera com o salgamento, possui pouca gordura e é altamente nutritivo, sendo hoje, com os conhecimentos da nutrição e da medicina, considerado uma boa fonte proteica e de acido graxo Ômega 3.
Pela origem europeia e difusão da gastronomia mediterrânea, a sua utilização na gastronomia esta sempre associado a legumes, batatas, azeitonas e verduras e ao companheiro fiel, o azeite de oliva.
Desta forma, a escolha da melhor receita fica a cargo dos entendidos e experientes, mas prepara-lo cozido, com batatas, azeitonas e ovos não requer muita sofisticação além de um bom azeite, um pão de campanha fresco e um vinho levemente frutado
Bom apetite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s