Tomate, descoberto na América, ganha o mundo gastronômico.

O tomate é um produto agrícola importante no mundo inteiro e é o vegetal mais consumido no Brasil.
Na verdade, antes da era dos descobrimentos, toda a culinária europeia da época não utilizava esse alimento nas suas receitas, com as viagens para o novo mundo ele atinge a Europa e se dissemina ao redor do mundo.

O tomate tem a sua origem na zona andina de América do Sul, mas foi no México que se expandiu sendo introduzido na Europa em 1544. Mais tarde, disseminou-se da Europa para a Ásia meridional e oriental, África e Oriente Médio.

Os Incas e os Astecas, habitantes, respectivamente, da América do Sul e do México, são os primeiros povos a levar crédito pelo consumo do tomate, por volta de 700 anos A.C

Introduzido em pequenas dimensões se apresentou primeiramente com uma variedade de cor amarelada, do que se deu o nome de “fruto de ouro”. Este feito é atribuído a Cristóvão Colombo, que teria levado sementes do fruto para solo europeu depois de sua segunda visita ao continente americano. Porém, inicialmente o tomate não assumiu qualquer papel relacionado à alimentação naquele continente; ao contrário disso, os europeus acreditavam que esta fruta era afrodisíaca ou até mesmo venenosa, e seu plantio era utilizado apenas para fins ornamentais.

Por volta de 1522, o reino de Nápoles estava sob domínio espanhol e um intercâmbio de culturas fez com que a Itália conhecesse o que é hoje o seu principal ingrediente.
Em vários tratados históricos e em livros de culinária antiga, citam que foi Raffaelle Esposito quem fez a primeira pizza moderna com base no tomate para a rainha Margherita (daí o nome da “pizza Marguerita”), imortalizando este fruto na cozinha italiana.

Uma consideração sobre “Tomate, descoberto na América, ganha o mundo gastronômico.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: