Em Portugal existem muitos tipos diferentes de embutidos, todos desenvolvidos de acordo com particularidades históricas e regionais.
Na região de traz os Montes, no norte de Portugal, além dos embutidos tradicionais, existem alguns muito especiais, seja no recheio ou mesmo na possibilidade de criatividade gastronômica.
Vejamos os principais:
Alheira:
Confeccionado com pão, óleo de oliva, alho e carne, originariamente era utilizado para enganar os inquisidores da igreja católica. Nessa época, deixando-os pendurados na lareira para secagem, forneciam a imagem de cristãos aos moradores das casas, vejam que se fossem judeus, não comeriam embutidos. Nessa época não continham carne de porco!!!
Na atualidade podem ter carne de porco e aves.
Azedo:
Embutido de carne de porco e pão, semelhante as alheiras, possui algumas diferenças nos temperos, menos alho na preparação.
Butelo:
Embutido da região de Bragança, utiliza carne de porco com pequenos pedaços de ossos, a carne escolhida é sempre a costela, rica em gordura.
Chourica:
Embutido de sabor forte, com muito tempero, utiliza-se carne de porco, orégano, sal, pimenta do reino, água e vinho.
Salpicão:
Embutido mais elaborado, somente utiliza lombo de porco e alguns temperos, muito parecido com o Chourica, mas mais leve em sabor.
Chouriço de mel:
Embutido sem carnes, uma mistura de nozes, mel, amêndoas, pão e muito pouco de sal.
No dia a dia da culinária, podem ser utilizados com batatas cozidas ou assadas, podem compor uma mistura de embutidos dos tradicionais cozidos ou completarem uma refeição iniciada com o caldo verde, nesse caso mesclados a legumes, principalmente repolhos, couve, cenora e batata.
MUITO BOM! Fale sobre outros, porque no Brasil pouco se conhece dos embutidos portugueses, cujas variedades SÃO MAIORES QUE OS ITALIANOS!