A azeitona, produto da oliveira esta disseminada em todos os países que circundam o mar Mediterrâneo. Certamente os Romanos, com suas conquistas e necessidade de alimentação para os milhares de soldados, foram os maiores responsáveis pelo plantio e cultura da fonte originadora do óleo de oliva.
Tudo começa no pé da oliveira, a verdadeira produção industrial só inicia no quarto ou quinto ano de vida da arvore, o nome científico da oliveira é: Oleo europeo L., existem muitas sub espécies como Galega, Carrasquenha, Cordovil, Cobrançosa e Verdeal… Cada uma com particularidades que modificam a acidez, sabor e aroma do produto final.
A azeitona começa a se formar após a primavera, depois de alguns meses a colheita pode ser feita, de modo manual, com golpes de varas, e amontoadas em lonas ao pé das arvores, ou mecânica, com utilização que maquinas que provocam vibração nos galhos.
Cada pé de oliva produz 20 kilos de frutos, para a produção de 1 litro de óleo, são necessários 5 a 6 kilos de azeitonas.