Um estudo randomizado atual realizado na Espanha denominado de PREDIMED – Prevencion com Dieta Mediterrânea revelou que a dieta do Mediterrâneo, rica em Azeite de Oliva Virgem ou castanhas, reduziu a pressão sanguínea sistólica de pacientes com alto risco cardiovascular.
Neste texto, é apresentado um subestudo estrutural que avaliou o efeito da dieta do Mediterrâneo suplementada com castanhas ou azeite de oliva virgem nas propriedades da membrana do eritrócito (célula vermelha do sangue) de 36 pacientes hipertensos após 1 ano de intervenção.
A forma científica desse estudo utilizou o PREDIMED – Protocolo de pesquisa que tem como principal objetivo a prevenção de doenças cardiovasculares (Infartos agudos, Derrames e necrose tecidual cardiovascular) através da avaliação da dieta do mediterrâneo.
Os pacientes foram selecionados de duas províncias distintas da Espanha: Sevilha e Málaga
Divididos em 3 grupos:
DDM + Azeite de Oliva Virgem ( Até1 Litropor semana durante os 3 primeiros meses)
DDM + Castanhas (15 gde nozes,7,5 gde Avelãs e7,5 gde Amêndoas)
DDM associada a ingestão de baixo nível de gorduras em geral.
*DDM=Dieta do Mediterrâneo
Após a efetivação dos testes laboratoriais que avaliaram resultados de exames laboratoriais e clínico os dados sugeriram que o estilo da dieta do Mediterrâneo afeta o metabolismo das gorduras do sangue, que já esta previamente alterado em pacientes hipertensos, influenciando as propriedades da estrutura das membranas celulares, e reduzindo a ocorrência de doenças cardiovasculares.
Detalhes do estudo:
Disponível em:
http://hyper.ahajournals.org: http://hyper.ahajournals.org/cgi/content/full/54/5/1143?maxtoshow=&hits=10&RESULTFORMAT=&fulltext=mediterranean&searchid=1&FIRSTINDEX=0&resourcetype=HWCIT (Hypertension.2009;54:1143-1150)
Nutricionista Rodrigo Augusto Oliveira da Silva