Alcachofra, propriedades e benefícios

A Cynara scolymus L. é uma planta originária do mediterrâneo, e pertence a família Compositae, amplamente estudada e utilizada para diversos fins medicinais devido ao poder de sua composição de ácidos fenólicos e flavonóides no combate ao colesterol tem sido empregada na formulação de fármacos. Um estudo da Johannes Gutenberg University indicou que o extrato da folha da alcachofra conseguiu contribuir de forma positiva na circulação do tecido vascular endotelial, através da mediação do aumento de síntese da transcrição do gene do óxido nítrico regulando a vasodilatação.
Na gastronomia a alcachofra é amplamente utilizada na criação de pratos elaborados, conferindo elegância e requinte a estes. Podem ser consumidas refogadas, associadas a molhos, em forma de patês ou até mesmo fritas, e o fundo de sua flor é considerado uma iguaria.
Em Roma um dos mais procurados e clássicos pratos elaborados com a alcachofra e a Carciofia  a lla Jiudia, de tamanho médio, é previamente temperada com óleo de oliva, um pouco de sal e pimenta do reino, após algumas horas e frita por imersão e servida imediatamente. Possui uma crocancia intensa e é uma ótima entrada….

Fonte: http://jpet.aspetjournals.org/content/310/3/926.full.pdf
Autor: Nutr. Rodrigo Oliveira

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s