Óleo de coco, algumas informações relevantes…

O Óleo de coco é um produto de origem vegetal extraído da própria polpa da espécie Cocus nucifera S., muito comum nas praias do Nordeste brasileiro
É considerado um óleo estável, pois não perde suas características nutricionais quando submetido a altas temperaturas. É também rico em proteínas, carboidratos e principalmente em ácidos graxos de cadeia média que não sofrem processos de oxidação nas temperaturas médias da culinária.
Seu principal componente é o ácido láurico um ácido graxo saturado, na proporção de 50% da quantidade total de gorduras
 Muitos trabalhos científicos relacionam o consumo desse alimento com a redução da gordura abdominal, melhora dos níveis de colesterol e perda de peso, a explicação esta no seu efeito sacietógeno.
Recentes pesquisas mostram que o óleo de coco pode desempenhar atividade antiinflamatória devido a sua capacidade de elevar os níveis de células de defesa do organismo, as famosas interleucinas. Na sua composição, chama atenção a alta participação de vitamina E, com função antioxidante que protege as células contra os radicais livres evitando o envelhecimento precoce.

Apesar de muitos estudos comprovarem seus benefícios, ainda há controvérsias sobre a quantidade a ser suplementada, existem consensos de pesquisadores de que a dose de 20 a 30 gramas por dia seriam suficientes.
No enfoque do consumo de gorduras, a  recomendação da American Heart Association para ácidos graxos saturados é de no máximo 7% das calorias totais diárias.
Nenhum instituto estatal de pesquisa ou normatização de alimentos, bem como, a Organização Mundial da Saúde (OMS) inseriu o óleo de coco no rol dos alimentos funcionais p
Adaptado de texto publicado no site: www.nutricaoclinica.com.br
autora: Nutr. Priscila Y. Monomi

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s