De acordo com estudos científicos, toda mulher depois da puberdade, tem celulite. O próprio organismo feminino passa a favorecer seu aparecimento por meio das disfunções hormonais, predisposição genética, pílula anticoncepcional, entre outros fatores, além do sedentarismo e má alimentação. Como não será mais possível livrar-se dela após essa fase da vida, a prevenção é a melhor maneira de lidar com essa característica marcante, que tanto aflige o sexo feminino.
É fundamental aliar três fatores que ajudam a prevenir a celulite: alimentação saudável; hidratação e exercícios físicos. A celulite é caracterizada por depressões de inchaços e de gorduras. Por tanto, nada melhor que adotar uma alimentação saudável a base de redução de sal, açúcar e gordura saturada, aumentando também o consumo de frutas e vegetais, o consumo ideal deve ser de cinco porções diárias.
Outra ação de nutrição saudável é a restrição ao fast food, gorduras e açucares dos salgadinhos.
Além da preocupação com a hidratação do corpo, é importante não esquecer que a prática regular de exercícios é fundamental, pois auxilia no consumo de energia pelo corpo, dificultando a transformação das sobras alimentares em gordura.
Em trabalho científico publicado por doutoranda da UNICAMP, a celulite é inexorável por fatores genéticos, mas certamente, pode ter sua redução reduzida com a restrição de carboidratos, gordura e exercícios aeróbicos frequentes, principalmente entre os 14 e 40 anos….
Resumindo:
Adotar uma alimentação mais saudável com verduras, legumes e frutas;
Evitar o excesso de sal e comidas industrializadas;
Beber bastante líquido. Recomendado de dois a três litros por dia;
Evitar ficar sentada ou em pé por muito tempo e descansar as pernas sempre que possível;
Controlar o estresse.
Exercícios aeróbicos e drenagem linfática podem reduzir a área afetada e retardar a evolução