Na mídia e nos trabalhos científicos sempre se fala muito sobre gordura hidrogenada. Na verdade, ela é a vilã das gorduras, muito mais prejudicial à saúde que a própria gordura saturada.
A hidrogenação é um processo químico no qual o óleo é transformado em gordura sólida através da adição de hidrogênio. Nesse processo poderemos ter uma hidrogenação parcial ou total.
Hidrogenação Parcial: Os ácidos graxos dos óleos vegetais são saturados até que se obtém a consistência desejada.. Como não são todas as moléculas que sofrem saturação, sobram ácidos graxos insaturados e entre eles os trans.
Hidrogenação Total: Nesse processo todas as duplas ligações do carbono são desfeitas. O produto desse processo químico é uma gordura dura e livre de trans.
Interesterificação: Processo químico no qual ocorre uma mistura do óleo vegetal com uma gordura totalmente hidrogenada. Na mistura ocorre uma reorganização dos ácidos graxos nas moléculas de glicerol, o processo envolve condições de altas temperaturas e pressão. O produto resultante é um creme vegetal sem gorduras trans.
Vamos ler os rótulos?