Banana Verde e o controle da glicemia, qual a relação?

A banana (Musa ssp.) é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo produzida em grandes quantidades em áreas tropicais e subtropicais. Em algumas regiões do Brasil chega-se a perder cerca de 60% da produção da banana, entretanto estas perdas podem ser reduzidas por processamento da fruta ainda verde como a transformação da polpa em farinha.

A banana na sua forma verde é rica em amido resistente que apresenta propriedades funcionais semelhantes as das fibras alimentares.

O amido resistente contribui para a queda do índice glicêmico dos alimentos, ocasionando uma menor resposta glicêmica e, consequentemente, uma menor resposta insulínica, contribuindo para o tratamento do Diabetes mellitus.

Com a presença do amido resistente a digestão e a absorção ficam mais lentas, proporcionando um pico menor da glicemia, o que consequentemente liberará menor quantidade de insulina no sangue, além de promover uma maior sensação de saciedade por um maior período de tempo.

A composição das bananas mudam drásticamente durante o amadurecimento e o amido passa por mudanças importantes neste processo. O teor de amido cai em média de 70 para 80% no período de pré-amadurecimento (antes da quebra do amido), e  para menos de 1% no final do período de amadurecimento. Sendo assim, a banana verde possui propriedades que contribuem para atenuação da glicemia pós prandial sendo um alimento adjuvante no tratamento do Diabetes mellitus, aumento da saciedade e possível redução da obesidade.
Resta criar receitas adequadas, nutricionalmente corretas e apetitosas.

Nutricionista Renata Ferreira Alves

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s