Descobrindo o Cupuaçu

Cupuaçu, cupu, pupuasu (português) ou cacao blanco (espanhol), são nomes utilizados para falar do Cupuaçu, fruto característico da Amazônia que além de exótico consegue agradar diferentes paladares. Pertence ao mesmo gênero do cacau e tem seu nome originado na língua Tupi (kupu = que parece com o cacau; uasu = grande).

A disseminação do cupuaçu, tanto no Brasil como no mundo, é resultado dos diversos produtos deste fruto que variam entre sucos, bolos, cremes, sorvetes e geleias feitos da polpa, cupulate (chocolate de cupuaçu), muitas receitas o que incluem como o ingrediente diferencial e até produtos cosméticos feitos da semente.

A polpa tem cor branco-amarelada, é fibrosa com sabor um pouco ácido. Possui grande quantidade de vitamina C (110mg por 100g), superando o encontrado em uma laranja Baía; pode-se dizer que não é boa fonte de proteínas e gorduras (1,9% e 0,5%), deixando este papel para as sementes que tem em sua composição cerca de 60% de gorduras. É exatamente por esta característica que o cupuaçu pode substituir parcialmente (no máximo 5%) a manteiga de cacau na produção do chocolate, sem alterações nas características sensoriais.

Já o cupulate é um produto similar ao chocolate desenvolvido e patenteado pelo EMBRAPA, que possui sabor agradável e é feito com as sementes torradas do cupuaçu. Entretanto, para aqueles que o consideram uma alternativa ao tradicional chocolate, é importante destacar a diferença na composição do cupuaçu e do cacau, já que o primeiro possui uma quantidade de polifenólicos 3 vezes menor em relação ao segundo. Ainda, após o processamento para a obtenção do cupulate, observa-se metade do teor de fenólicos, taninos e atividade antioxidante quando comparado ao chocolate. Portanto, o chocolate com altas concentrações de cacau ainda é o mais recomendado como alimento cardioprotetor.

Autora: Nutr. Marilia Zagato

Anúncios

2 comentários em “Descobrindo o Cupuaçu”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s