O destaque da amora-preta entre as frutas vermelhas

Muito se ouve falar a respeito das frutas vermelhas e seus benefícios para a saúde. Mas afinal, como incentivar esse consumo no Brasil, considerando que estas não são nativas?

Antes de falar sobre o consumo no Brasil, vale saber quais as frutas que compõem este grupo: amoras vermelhas e pretas, framboesas, mirtilo e o morango, são alguns exemplos, mas existem outras variedades que não são muito difundidas e consumidas no país, como o cranberry e gooseberry, entretanto hoje o destaque será para a amora-preta. Dados mostram que as regiões com climas mais amenos, como o Sul e algumas cidades do Sudeste do país, são ótimas para o cultivo das amoreiras e que esta produção tem crescido ao mesmo tempo em que houve aumento promissor do consumo dos brasileiros.

ImageEsta fruta, assim como as demais frutas vermelhas, pode ser usada para a confecção de doces, geleias, sorvetes e polpas. A alta qualidade nutricional presente na amora-preta pode ser perdida quando utilizada neste tipo de preparação, devido à ação do calor ou outros processamentos. Dentre os benefícios nutricionais, a fruta possui os ácidos fenólicos e também os flavonoides, compostos fitoquímicos responsáveis pela ação antioxidante. Alguns estudos já demonstraram que estes são responsáveis por efeitos anticarcinogênicos de útero, de cólon, oral, de mama, de próstata e de pulmão. Além disso, possui a pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, auxiliando no controle das doenças cardiovasculares.

Ainda não se sabe ao certo qual é a quantidade de amoras a ser consumida por dia e também qual o grau de conservação dos compostos fitoquímicos após o processamento. O que as pesquisas atuais mostram é que o consumo de amora-preta em polpas, cápsulas e até na geleia, apesar de serem boas alternativas de consumo e manterem certo grau de conservação dos aspectos nutricionais da fruta, ainda não se comparam a qualidade da fruta in natura. Além dos benefícios à saúde, a amora-preta ainda possui sabor agradável e propicia um toque especial às receitas e aos pratos.

Autora: Nutr. Marilia Zagato

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s