Coentro, por que é tão famoso….

O coentro (Coriandrum sativum L.) é uma planta originária da região Mediterrânea e cultivada desde os tempos antigos. A palavra coentro deriva da palavra grega kóri, que significa “percevejo”. Atualmente, ela é produzida, comercializada e consumida praticamente no mundo todo. Entretanto, muitos não apreciam essa especiaria, considerando que sua adição pode acabar com uma receita!

A aparência de suas folhas é muito similar a da salsinha, mas as coincidências acabam por aí. O coentro tem um aroma forte e inconfundível, e seu sabor é um pouco ardente e picante. Tanto o uso das folhas como o das sementes fazem sucesso na culinária do mundo inteiro, com destaque para China, México, América do Sul, Índia e Sudeste Asiático. No Brasil, é utilizado principalmente em receitas do Norte e Nordeste.

A forma correta de utilização das folhas é picar e adicionar apenas ao final da preparação. Desta forma, o sabor do coentro fresco ficará mais acentuado, não se perdendo com o cozimento. A combinação do coentro com limão, gengibre ou cebolinha verde também favorece para que seu sabor seja acentuado nas receitas.

Além das folhas, pode-se utilizar as sementes e raízes do coentro.  As sementes são uma boa opção para aqueles que não apreciam o tempero, pois possui sabor mais ameno quando comparado ao da erva fresca. Existem dois tipos: a redonda, mais comum e mais conhecida por aqui; e a longa, proveniente da Índia, que tem sabor mais adocicado e cítrico. As sementes podem ser utilizadas inteiras ou trituradas no preparo de peixe, bolos, pães e massas ou para aromatizar conservas, molhos e caldas. Já a raiz tem sabor mais acentuado e é mais comum no Sudeste Asiático, como na Tailândia, por exemplo.

A folha fresca pode ser conservada em geladeira por até 03 dias, ou então, congele-as e tenha o coentro sempre que quiser e precisar!
A partir dai, o desafio é criar novas e maravilhosas receitas com ele, bom apetite….

Anúncios

Um comentário em “Coentro, por que é tão famoso….”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s