Os famosos probióticos e prebióticos, ajudando a prevenir doenças…

Os prebióticos (fibras solúveis) são nutrientes alimentares não digeríveis, que estimulam seletivamente o crescimento e/ ou a atividade de um número restrito de bactérias intestinais presentes no trato digestório, mas em quantidade ou atividade diminuídas, possuem efeito benéfico para o hospedeiro
O leite materno é o principal exemplo de prebiótico natural, por conter principalmente oligossacarídeos, lactoferrinas e nucleotídeos que são importantes fontes de energia das Bifidobacterium sp (bactérias intestinais benéficas)

Os oligossacarídeos utilizados pela microflora produzem um efeito de “biomassa”, caracterizado pelo desenvolvimento seletivo da flora bifidogênica.
É por esse motivo que algumas espécies de Bifidobacterium proliferam rapidamente a partir do 3º. dia de vida nos recém nascidos que são amamentados com aleitamento natural.
pre pos
Existem três formas de se modificar uma microflora anormal.
A primeira é fornecer probióticos como suplemento, utilizando os probióticos que contém microrganismos vivos e que influenciam a saúde de forma benéfica.
A segunda é utilizar suplemento com prebióticos, que contém carboidratos não absorvidos que melhoram o equilíbrio dos microrganismos no trato digestório de forma benéfica.
A terceira é utilizar a terapia simbiótica, combinação de pré e probióticos na expectativa de se obter uma ação sinérgica na melhoria da saúde.

O potencial benefício de se modificar a composição de uma microflora anormal pode ser uma nova forma de tratar e prevenir os processos inflamatórios intestinais.
A combinação de prebióticos com algumas cepas probióticas pode ser uma opção alternativa no tratamento de algumas doenças infecciosas, substituindo os antibióticos ou interagindo favoravelmente na terapia farmacológica.

Anúncios

2 comentários em “Os famosos probióticos e prebióticos, ajudando a prevenir doenças…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s