Maçã, o fruto nada proibido

Maçã_baixa
Foto: Karolina Przybysz

A maçã pertence à família Rosaceae (mesma família do morango e do pêssego), é típica de clima temperado e exige certos cuidados em sua cultura. No Brasil, as regiões mais recomendadas para o cultivo são os estados do sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A maçã é uma fruta visualmente atrativa e com um sabor delicado, já fez parte da muitas histórias ou lendas religiosas, da ciência e até de histórias infantis. Ela já foi considerada o “fruto proibido” que Eva comeu e por isso ela e Adão foram expulsos do Paraíso. E também, graças a ela, Issac Newton teve sua ideia sobre a gravitação, enquanto descansava embaixo de uma macieira.

O fato é que a maçã é uma fruta muito versátil, encontrada o ano todo, que pode ser consumida in natura, ou ser usada em diversas receitas, doces e salgadas. Seu sabor característico é devido à presença de açúcares e alguns ácidos orgânicos, principalmente o ácido málico.

A média de consumo no Brasil, por pessoa, varia entre 5 a 6Kg de maçã ao ano. Esse número é muito aquém quando comparado a outros países. Entretanto, a maçã deveria ser de fato mais consumida. Apesar de serem necessárias maiores evidências científicas, algumas pesquisas tem demonstrado que o consumo de maçã ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer, mas não há uma indicação de quantidade e frequência, bem como de indicação para determinados grupos da população.  Sabe-se que a fruta possui flavonóides, principalmente a quercetina, que ajuda a diminuir a formação de radicais livres, e também pectina, uma fibra solúvel – ajuda a controlar o nível do colesterol sanguíneo e manutenção da glicemia.

A maçã pode ser encontrada em diferentes tipos:

Fuji: sua polpa é firme e crocante. Possui uma leve acidez e é extremamente aromática.

Gala: sua polpa é firme e bem doce. Sua casca tem um vermelho intenso e sua consistência é crocante.

Argentina/Red: sua polpa é mais esbranquiçada e a consistência de sua polpa é menos maciça, dando a impressão de que ao morder “esfarela” na boca.

Verde: sua casca não possui o pigmento antocianina e, por isso é verde. Possui baixo teor de açúcar e tem sabor bastante ácido, sendo ideal para receitas salgadas.

Escolha seu tipo preferido e se beneficie com todo o sabor da maçã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: