Como a alimentação influencia na acne

AcneDurante muito tempo houve uma grande discussão entre a relação da ocorrência de acne relacionada à dieta ou a determinados tipos de alimentos. O fato é que até pouco tempo atrás, muitos profissionais desmistificavam essa relação e, atualmente, buscam-se fundamentos científicos que comprovem esse efeito da alimentação, ajudando também a identificar os fatores que realmente são relevantes para essa discussão.

O surgimento dos estudos partir da observação de que os povos orientais apresentam menor incidência de acne comparada aos ocidentais, sugerindo que a diferença entre os hábitos alimentares influenciem a melhora ou piora do quadro.

Considerando as evidências científicas atuais pode-se afirmar que o consumo frequente de carboidratos de alto índice glicêmico, ou carboidratos simples (aqueles que são rapidamente absorvidos e disponibilizados na circulação sanguínea em forma de glicose) pode influenciar no crescimento epitelial folicular, na queratinização e na secreção sebácea, ou seja, três dos fatores causadores da acne. Outro grupo de alimento que demonstra relação com a piora do quadro da acne é o de lácteos (leite e derivados), que apesar de possuírem baixo índice glicêmico, aumentam os níveis de IGF-1, uma substância que estimula a produção do sebo – outro fator causador da acne.

Contudo, há nutrientes que fazem o processo inverso, prevenindo ou melhorando a acne. O ômega-3 é um deles, já que seu consumo adequado é capaz de reduzir a liberação de substância pró-infamatórias, modulando a inflamação e reduzindo a acne. Observou-se também pessoas com baixos níveis de vitamina A e zinco apresentavam acne, sendo que no grupo com o quadro mais grave, o nível desses micronutrientes era ainda menor.

Alguns alimentos são popularmente atribuídos à acne como é o caso das nozes, amendoim e alimentos gordurosos. Fala-se também muito da obesidade como causadora da acne, assim como o consumo de uma dieta rica em gorduras. Até o chocolate sempre foi apontado como um dos principais culpados. Para essas questões, ainda não há comprovações científicas, entretanto, não há mais como negar o papel da dieta na prevenção e tratamento acne.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s