Guaraná, só refrigerante?

GuaranaO guaraná alimento muito conhecido no Brasil na forma de refrigerante, tem um nome diferente: Paullinia cupana Mart. var. sorbilis, pertence à família Sapindaceae, um arbusto originário da região Amazônica.
Os frutos do guaraná são os mais comumente utilizados, mas as folhas, as flores e até as sementes pode ser aproveitadas. O extrato de guaraná apresenta em sua composição os radicais metil-xantínico, como a cafeína, teobromina e teofilina, além de conter taninos, saponinas, catequinas, epicatequinas, proantrocianidois, dentre outros componentes antioxidantes em menor concentração.
Apesar de o café ser famoso por conter a cafeína, o guaraná é um dos vegetais mais ricos em cafeína, representando cerca de 3 a 6% do peso do fruto, mais do que dobro em comparação com de grãos de café, que apresentam de 1 a 2%. Desta forma é valida a crença em academias sobre as suas propriedades estimulantes, como a redução da fadiga, aumento da agilidade, e como um auxílio ergogênico em atividades esportivas.·

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s