Cereais integrais, nutrientes além das fibras

Cereais integraisSempre que se fala em cereais integrais a primeira associação feita em relação aos benefícios é sobre o alto teor de fibras. Mas as propriedades destes grãos vão além das fibras.

Cereais integrais são aqueles que não passam por processo de refinamento, mantendo, portanto, a estrutura dos grãos (casca, endosperma e gérmen) e a integridade de seus nutrientes.

Dentre os nutrientes preservados nos grãos é comum pensarmos apenas nas fibras, já que cientificamente foram comprovadas todas as ações que possuem na prevenção e tratamento de doenças. Entretanto, as vitaminas, os minerais, as gorduras insaturadas e as substâncias fitoquímicas também são responsáveis por diversos benefícios à saúde. O endosperma é rico em carboidratos, o gérmen possui vitamina E, zinco, selênio e fósforo, enquanto a casca contém as fibras e vitaminas do complexo B.

Estudos mostram que o maior consumo de grãos integrais está associado ao menor acúmulo de tecido adiposo, bem como controle do peso corporal, melhor índice glicêmico e redução dos níveis de colesterol. Regulação intestinal e redução do risco de câncer também fazem parte deste grupo de benefícios.

Os cereais integrais podem ser encontrados em grãos como trigo, milho, arroz integral, cevada, centeio, quinoa, aveia, entre outros. Entre os produtos industrializados, procure aqueles que informam “feito com grão integral” ou, ainda melhor, “100% integral”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s