Hábitos de vida saudáveis e a manutenção do peso corporal

BalançaA manutenção do peso corporal não é uma tarefa fácil para grande parte das pessoas. As recomendações atuais para a prevenção de sobrepeso e obesidade visam à alimentação saudável e balanceada e prática regular de atividade física. Obviamente, são fatores extremamente relevantes, entretanto, situações comportamentais ao longo da vida também são importantes para a manutenção do peso.

Alguns hábitos como o tempo gasto em atividades sedentárias (assistir televisão, utilização de computadores e/ou outros aparelhos eletrônicos), o tabagismo e poucas horas de sono também são responsáveis pelo ganho de peso ao longo da vida.

Estudos mostram que o consumo de alguns alimentos pode contribuir positiva ou negativamente para a manutenção de peso. Alimentos processados, ricos em amido e grãos refinados dão pouca saciedade e, consequentemente, aumentam a ingestão calórica total, pois o indivíduo acaba comendo mais para se sentir saciado. O efeito oposto é observado quando a alimentação contém alimentos mais saudáveis como vegetais, frutas, castanhas e grãos integrais. Essas alegações não excluem a adequação das quantidades de ingestão que devem caminhar juntas à qualidade dos alimentos.

Para manter o peso adequado, de acordo com o IMC, além de hábitos saudáveis na alimentação e prática de atividade física regular, também é necessário manter um bom estilo de vida, ou seja, não ingerir bebida alcoólica em excesso, dormir adequadamente (entre 6 e 8 horas por noite), bem como evitar o tabagismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s