Refrescantes, porém calóricos

gelo_3d_papel_papeis_de_parede
Saiba como se hidratar no verão sem engordar

Com o aumento das temperaturas, é recomendada a ingestão de quantidade abundante de líquidos para evitar a desidratação, condição mais perigosa em crianças e idosos.  A água é a melhor bebida da estação, mas às vezes fica difícil resistir a sucos, batidas, smothies e sorvetes líquidos que podem minar a dieta.

Veja na lista abaixo algumas bebidas que só parecem inofensivas à balança.
Sucos naturais – As frutas contêm açúcar, que mesmo sendo os famosos carboidratos complexos,  podem engordar. Um copo de suco de laranja, um dos mais calóricos, possui 180 calorias – mesma quantia de uma colher de capelete de frango com molho rosê.  Dependendo da combinação de frutas, esse valor aumenta.  Um copo de suco de laranja com manga pode chegar a 200 calorias, igual a um copo de caldo de cana. Por outro lado,  um copo de suco de tomate possui 27 calorias contra 60 calorias do de melão, um dos menos calóricos.
Alerta especial para os nectars de frutas, possuem açúcar adicionado e são extremamente calóricos, opte pelos sucos naturais
Água de Coco – Apesar de rica em potássio e nutrientes, um copo de 250 ml possui 50 calorias. Diabéticos, por exemplo, devem evitá-la, pois contém alta taxa de carboidratos que se transformam em glicose, aumentando os níveis de açúcar no sangue.  Se for batida com uva verde, um copo possui  184 calorias.
Smothies – A bebida cujo significado em inglês é macio, em geral, é feita de sucos de frutas, vegetais com sorvete ou iogurte. Para ficar mais light, deve se usar sorvetes de frutas, que são feitos só com água, não leite. Se o ingrediente for o iogurte, opte pelo light. Um copo de um smothie com banana, morango e sorvete pode ultrapassar as 200 calorias.  A mesma recomendação vale para os milkshakes.
Cerveja – É falsa a sensação de matar a sede da bebida que não só desidrata como rouba vitaminas do organismo.  Além disso, uma lata possui cerca de 155 calorias, e deve ser consumida com moderação.
Refrigerantes – Devem ser evitados, principalmente os sem a alegação de diet /light,  porque contêm altas quantidades de açúcar e de sódio. Mesmo a versão diet, também tem o temido sódio, corantes e outras substâncias industrializadas. Leia sempre o rótulo das embalagens
Chás – Se não forem industrializados, são opção adequada para hidratar o organismo em dias quentes.  Podem ser consumidos sem culpa, pois não têm calorias. Caso não agrade o paladar, podem ser tomados com adoçantes. Os chás industrializados podem conter conservantes, sal e muito açúcar, convém conhecer a origem e a composição nutricional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s