Cálcio e Vitamina D na saúde óssea e na menopausa

calcio-elementoO brasileiro consome um terço da quantidade diária necessária de Cálcio e a ingestão do mineral é fundamental para combater os efeitos do envelhecimento e prevenir a osteoporose

O Cálcio mineral é um nutriente vital e desempenha diversos papéis no organismo, como atuar nas contrações musculares (incluindo os batimentos cardíacos), na transmissão de impulsos nervosos e na constituição dos ossos.

O leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio para o organismo, mas vegetais – em especial os de folhas escuras – também fornecem o mineral.
O cálcio, ingerido por meio de alimentos, após a passagem pelo estomago, atinge o intestino onde entram em ação dois hormônios que regulam a quantidade de cálcio que será absorvida: o paratormônio, que libera o excesso cálcio, e a calcitonina, que retém o mineral necessário.

A vitamina D atua na absorção do cálcio, captando as moléculas do mineral e as transportando pelo organismo.
No entanto, diversos fatores prejudicam a absorção do cálcio. Entre eles, estão café e refrigerante, fumo/nicotina, dieta não balanceada e problemas na tireoide.
De forma muito importante, diversos fatores auxiliam na absorção de cálcio. Entre eles estão o sól, que estimula a ativação da vitamina D, e os exercícios físicos.

A ingestão de cálcio pode ser feita por meio de suplementação.  Existem no mercado diversos formatos de suplementos de cálcio que vão desde as apresentações clássicas, como as formulações líquidas com sabor neutro e o cálcio em comprimidos, que pode apresentar difícil dissolução e efeitos colaterais como a constipação intestinal, até os comprimidos mastigáveis, considerados pouco palatáveis.

Atualmente existem diversas outras apresentações, como as em formato de tablete mastigável com sabor ou capsulas de fácil ingestão. Os suplementos mais modernos trazem tecnologias de fabricação que permitem que o cálcio seja absorvido quase que totalmente pelo organismo, independente do momento do dia em que ele seja consumido e da acidez estomacal (que é um fator limitante para o aproveitamento do nutriente quando está muito baixa).

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s