Melancia e Citrulina – Qual o mistério?

 

            Pesquisadores da ARS (Agricultural Research Service) descobriram recentemente que, a melancia, fonte de vitaminas e sais minerais, apresenta em sua composição um importante aminoácido chamado citrulina.

            Esse aminoácido é utilizado pelo organismo e é convertido em outro aminoácido, a arginina, que por sua vez, tem sido associada à redução da pressão arterial, desempenhando papel chave na divisão celular, remoção da amônia e melhora na cicatrização de feridas e/ou úlceras por pressão.

            Segundo os autores da pesquisa, a melancia é um dos poucos alimentos que contém níveis elevados desse aminoácido. No estudo em questão, os voluntários que haviam consumido maior quantidade do suco concentrado de melancia, apresentaram níveis sanguíneos elevados de arginina, proveniente da conversão de citrulina.

            Os investigadores selecionaram de12 a23 voluntários saudáveis por grupo de intervenção, os quais consumiram de0,780 a1560g de sumo de melancia por dia, com teor diário de citrulina de0,1 a2g/dia, respectivamente por 3 semanas.

            Como o estudo não se prolongou por mais de 3 semanas, os pesquisadores não sabem se os níveis de arginina se establizaram nesse período ou se teriam aumentado com seu  consumo prolongado.

            Outro dado revelador é a ingestão da citrulina na terapêutica da impotência sexual, hoje realizada principalmente pelo Sildenafil (Viagra®). A fisiologia da ereção está basicamente associada à transmissão de impulsos nervosos do cérebro aos nervos do pênis, estimulando a liberação de cálcio e de óxido nítrico, substância que depende da transformação de citrulina em arginina.

            A quantidade de citrulina que nosso corpo precisa ainda não está bem definida, mas já sabemos dos seus benefícios e que seu consumo é altamente recomendado em uma alimentação saudável.

Veja a composição nutricional da melancia:

Composição nutricional

de 01 fatia média (200g) de melancia

Calorias

66 kcal

Carboidratos

16 g

Proteínas

2 g

Lipídeos

0

Cálcio

16 mg

Fósforo

24 mg

Ferro

0,4 mg

Sódio

0,8 mg

Potássio

208 mg

Fibras

0,2 g

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

3 comentários em “Melancia e Citrulina – Qual o mistério?”

  1. Gostaria de fazer uma pergunta, como montar pratos? O que comer no almoco de forma a ter uma refeição saudavel? Que grãos devem ser misturados, que verduras se complementam?

    1. Olá
      Bom Dia, continue fiel ao nosso blog, divulgue entre seus amigos
      Montagem de pratos:
      Coloridos, sempre com uma opção do reino vegetal, opção por carnes com pouca gordura saturada (gordura animal), restringir carboidratos simples e massas (açucar)
      Qto aos grãos, dependendo da sua característica clínica, qulaquer um, veja o cozimento e a variedade. Eles fornecem, Magnésio e Zinco, bons para o metabolismo.
      Qto ao uso de verduras complementares, varie muito, as com muita polpa, possuem fibras solúveis, as mais folhosas possuem mais fibras insilúveis….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s