A carne bovina é uma excelente fonte nutricional. É uma das principais fontes de minerais, em especial ferro e zinco, minerais esses que são indispensáveis para um crescimento saudável, bem como vitaminas e proteínas.
O homem é um mamífero onívoro, ou seja, que se alimenta de carnes e vegetais. Nossos ancestrais buscavam seus alimentos através da caça e da pesca, além de frutos que colhiam, em uma incessante atividade coletora.
Os vegetais não costumam ter proteínas de alto valor biológico, ou seja, que forneçam todos os aminoácidos essenciais, bem como não são fontes de Ferro, Zinco, Selênio e vitamina B12, importantes para o perfeito metabolismo do homem moderno.
Com o passar dos milênios, o homem passou a ter outras atividades e perdeu em parte algumas características de caçador / coletor.
Assim, para obter seus alimentos proteicos e de alto valor nutricional, passou a domesticar outros animais. No processo evolutivo, seguiu comendo carne de mamíferos, aves e peixes, além de consumir também alguns de seus derivados como o leite e os ovos.
Nossos ancestrais, como fazem todos os mamíferos, tomavam leite na primeira infância, mas com a domesticação de animais, passaram a tomar leite por toda a vida. No entanto, algumas pessoas não toleram plenamente o leite, pela incapacidade que os mamíferos têm de absorver a lactose na vida adulta, causa frequente de diarreias e distúrbios do trato intestinal.
Hoje, em virtude do fácil acesso aos alimentos e de relativa redução dos preços, o consumo de carne animal esta aumentando, em parte é uma boa opção nutricional, pela oferta de proteínas, mas junto com a carne animal vem a gordura saturada, esta um dos grandes vilões da alimentação moderna, causadora das doenças cardiovasculares.