O consumo de vinho tinto pode ser benéfico para obesos.

Através de um estudo realizado na Austrália, pode se observar que algumas doses de vinho tinto podem afastar em parte o risco de doenças cardiovasculares nos obesos.

Os médicos J. B. Dixon e sua equipe do Alfred Hospital, de Melbourne, descobriram que os obesos que consomem moderadamente vinho tinto reduzem o nível no sangue da proteína homocisteína.
Os altos níveis da proteína já foram relacionados a um aumento no risco de doença cardiovascular. Assim sendo, segundo a pesquisa, manter sob controle os níveis de homocisteína pode cortar ou pelo menos reduzir esse risco.
No estudo, os cientistas mediram os níveis de homocisteína no sangue de 350 homens e mulheres obesos e os questionaram sobre seus hábitos de consumo de álcool.

Segundo os pesquisadores, aqueles que disseram consumir vinho tinto apresentaram concentrações sangüíneas 17% mais baixas de homocisteína do que aqueles que não tomam bebidas alcoólicas e 13% menores do que os que consomem cerveja ou conhaque.
Os níveis ligeiramente mais baixos de homocisteína foram observados nas pessoas que consomem menos de 100 gramas de vinho por semana.

O consumo leve a moderado de vinho tinto por indivíduos obesos está associado a baixas concentrações de homocisteína e isso pode reduzir seus riscos cardiovasculares, concluem os pesquisadores australianos.

No entanto, vale ressaltar que muitos outros fatores podem ter interferido no estudo, tais como a concentração de flavonoides, o tipo de uva e o estilo de vida dos pacientes observados

Um brinde ao vinho, consumido moderadamente, lógico!!!

 Referencias Bibliográficas:

1- European Journal of Clinical Nutrition, 2002.
2. www.nutricaoclinica.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s