Cafeína pode curar?

O corpo humano não necessita de cafeína, embora o seu consumo moderado não esteja associado a nenhum risco à saúde, exceto em algumas situações especiais.

Mulheres grávidas, pessoas com problemas cardíacos ou portadores de úlceras e gastrites, devem reduzir o consumo ou mesmo suprimi-lo.

A cafeína não produz uma verdadeira euforia, mas causa dependência psicológica, aumenta a vivacidade, a performance mental e a motora, especialmente nos fadigados. Estes sintomas, junto com alguns dos efeitos de doses altas – por exemplo, agitação e até convulsões – acontecem principalmente pelo bloqueio dos receptores celulares.
A quantidade de cafeína em 2 ou 3 xícaras de café bloqueia, em média, 50% dos receptores celulares de adenosina, configurando uma ação metabólica importante

Entre os efeitos conhecidos da cafeína estão a estimulação do coração (aumento do ritmo e frequência cardíaca) e a diurese (aumento do volume de urina).
A dilatação das vias respiratórias é um efeito menos conhecido que ocorre com um grau ainda mais elevado de teofilina, usado no tratamento da asma.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s