Chocolate amargo, um alimento protetor!!

Os profissionais de saúde recomendam aos indivíduos o consumo em larga escala de alimentos ricos em fitoquímicos como, por exemplo, os flavonóides, que dão cor a frutas, vegetais e flores. Os flavonóides podem ser recomendados para compor uma dieta saudável, pois têm poder antioxidante. A grande dificuldade é identificar alimentos de fácil consumo, acessíveis a toda a população e que apresentem validações científicas importantes.
Ainda não há uma recomendação oficial  e definitiva das sociedades científicas sobre a quantidade de flavonóides ou dos alimentos ricos em fitoquímicos que deve ser ingerida para ser benéfica à saúde.
Recentes estudos indicam que os flavonóides encontrados no cacau têm uma variedade de ações favoráveis, incluindo a proteção antioxidante e a modulação do endurecimento vascular, contribuindo, de forma direta, para a prevenção da aterosclerose.
 O chocolate preto, cujo principal componente é o cacau, pode ser recomendado nesse sentido, principalmente por ser reduzido em açúcar e leite, importantes vilões da obesidade e aterosclerose..
O cacau (puro) e o chocolate fornecem minerais traço, os quais são necessários para otimizar o funcionamento de todos os sistemas biológicos e vascular. A quantidade de gordura presente no chocolate é relativamente alta, porém, um terço da gordura que integra a manteiga de cacau é composto pelo ácido graxo esteárico, o qual não interfere na taxa de colesterol nos seres humanos.

Artigo adaptado de publicação no J. A Diet Association, 2003; 103 (2):215-23 Autores Steinberg FM et al

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s