Gengibre na alimentação alternativa e na saúde.

O gengibre é uma planta de origem asiática, com sabor característico picante e forte, pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces. È encontrado em diversas formas: fresco, seco, em conserva, em cápsulas (em pó) ou cristalizado.

O gengibre em pó tem o sabor mais suave e diferente do fresco. Por isso, o gengibre em pó não pode substituir o gengibre cru, como em receitas por exemplo. É muito usado na confeitaria e em padarias para fazer bolos, pães, biscoitos e tortas. Também combina com frutas e legumes e faz parte de várias misturas de temperos.

Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo, sempre foi muito aclamado por seus efeitos positivos no sistema digestorio. Ele contém um antiinflamatório natural que pode ser utilizado para aliviar a dor. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial, que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona; por isso é utilizado na fitoterapia.

È considerado também um alimento termogênico, pois é capaz de elevar a temperatura do corpo, forçando o organismo a gastar mais energia acelerando o metabolismo. Além de facilitar a digestão de alimentos gordurosos, aliviando enjôos e desconfortos abdominais.

Em alguns tratados relacionando alimentos e ações voltadas à performance sexual, o gengibre desponta pela sua eficácia. No entanto, restam duvidas sobre a sua validação científica, talvez a explicação esteja relacionada ao efeito termogênico e vasodilatador

Autora: Fernanda Saccoletto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s