O Alho Poró é conhecido desde a antiguidade pelos egípcios, gregos e romanos, inclusive com citações bíblicas, além de ser uma planta símbolo do País de Gales. Pode ser encontrado durante todo o ano, porém sua safra se concentra mais no inverno. É considerada uma planta herbácea, ou seja, do mesmo grupo que o alho e a cebola, porém apresenta um sabor mais suave e doce.
Geralmente a parte branca da hortaliça que cresce sob a terra, é a mais consumida pela grande variedade de preparações existentes com a mesma, porém é de costume utilizar as folhas para temperar sopas e molhos. Na hora da compra, deve-se ficar atento, dando preferencia as hortaliças que estão com folhas verdes e firmes e com a parte branca sem machucados.
O que chama atenção, é sua composição nutricional, sendo rico em vitaminas A, B e C, Potássio, Cálcio, Fosforo e fibras, além de ter propriedades anti-inflamatórias, diuréticas e contribuir para um melhor funcionamento do intestino. O alho poró auxilia Na resposta imunológica e resistência à infecções, controle da hipertensão, arteriosclerose, cálculos renais e fraquezas.
Além disso, o alho poró apresenta poucas calorias, sendo usado para perda ou manutenção do peso, compondo as dietas na preparação de caldos, saladas e em cozidos.
Na gastronomia moderna ele é uma grande unanimidade, presente em qualquer molho de tomate e em todos os caldos básicos.
O alho poró não apresenta contra indicações, porém, devido a importante presença do Potássio na sua composição, as pessoas que tem indicação de ingestão controlada de potássio precisam ficar atentas com a quantidade ingerida.
Ótima.Obrigada