Água de Coco – Por que e como inserir no dia a dia

Além de ser um produto natural e praticamente livre de contaminações, a água-de-coco vem ganhando espaço no mercado como uma bebida de vasto potencial comercial, por também possuir baixo teor calórico, considerável valor nutricional e apresentar aroma e sabor suaves.

Quanto às características nutricionais, a água-de-coco apresenta aproximadamente 20 calorias/100 ml, e é composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), além de conter sais minerais e vitaminas

MINERAIS
Os principais minerais encontrados nesta bebida são o sódio e o potássio, cálcio, magnésio, manganês, ferro, zinco e cobre.

VITAMINAS
A água-de-coco contém vitaminas do complexo B e pode ser considerada boa fonte de vitamina C quando o coco ainda está verde.

 É importante destacar que a composição deste produto pode variar bastante de acordo o processo de maturação do fruto e com a composição do solo onde o coqueiro é cultivado.
A água de coco é considerada um importante repositor de eletrólitos, sendo utilizada como bebida uma capaz de combater a desidratação, tanto após a prática de atividade física, quanto em quadros de diarréia.

VANTAGENS DA ÁGUA-DE-COCO EM RELAÇÃO A OUTRAS BEBIDAS UTILIZADAS POR ATLETAS:

  • É natural
  • É suficientemente adocicada
  • Não causa náuseas
  • Não causa sensação de desconforto gástrico

 Ainda podem ser destacados seu poder antioxidante e sua capacidade diurética. Porém, mesmo não havendo indicação de consumo diário de água-de-coco, em alguns casos especiais (como diabetes, hipertensão e doença renal) seu consumo deve ser controlado devido ao seu conteúdo de sódio e potássio, e açúcares.

 Vale ressaltar que somente a água do coco contém baixas calorias. O leite ou a polpa da fruta (parte branca interna) detém alto teor calórico. Um pedaço de 100g de coco é equivalente a 378 calorias. Composição Nutricional da Bebida Água de Coco – Composição para 200ml (01 copo):Valor calórico: 40 kcal, Carboidratos: 10g, Proteínas: 0g, Lipídios: 0g, Colesterol: 0g, Fibras: 0g, Potássio: 320mg, Fósforo: 10mg, Cálcio: 40mg, Sódio: 40mg, Magnésio: 10mg.

 A água de coco tem a grande vantagem de ser uma bebida nutritiva, leve e que contribui para manter a hidratação corporal nos dias quentes. Lembrando que, apesar de ter baixo valor calórico, esta bebida fornece energia, portanto deve-se ter cuidado com o consumo exagerado.

Informação Nutricional (média)

Porção de 200ml (1 Caixinha)

Quantidade por porção

*VD %

Valor energético             44 kcal = 188kj

2

Carboidratos

11g

4

Proteínas

0g

0

Gorduras  Totais

0g

0

Gorduras Saturadas

0g

0

Gorduras Trans

0g

**

Colesterol

0mg

0

Fibra Alimentar

0g

0

Sódio

24mg

1

Magnésio

20mg

8

Potássio

322mg

**

 

 

 

% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 200kcal ou 8400kj. Seus valores diários podem ser maiores ou menores, dependendo de suas necessidades energéticas.

Autora: Nutr. Pricila Moreira

Anúncios

4 comentários em “Água de Coco – Por que e como inserir no dia a dia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s