Trufas e Cogumelos, não são iguais…

A famosa trufa é similar ao funghi, ambos pertencem à ordem dos Tuberales (classe Ascomycetes). Porém, enquanto o funghi possui um corpo vegetativo representado de um mofo branco (micélio), constituído de milhares de filamentos extremamente sutis e finos, o tartufo vive escondido em terrenos e se une fisicamente em minúsculas raízes de varias plantas da floresta, denominada “micorriza”.

O Tartufo pode ter uma superfície lisa ou verrugosa. Sua cor pode ser branca, amarelada, preta ou mesclada. Existem dezenas de espécie, cerca de trinta somente na Europa, distribuídos nos vários continentes.
A China, paraíso das cópias e da fabricação de marcas parecidas e totalmente iguais às originais, não poderia deixar de ficar fora desse mercado, já existem muitas trufas produzidas na China, vendidas disfarçadas nas prateleiras gourmet ao redor do mundo.

A espécie mais apreciada, porém, possui zona de produção extremamente limitada. Geralmente são provenientes da região Toscana e Piemonte, e seu crescimento é a cerca de 10 a 12 centímetros abaixo da superfície do solo nos bosques habitados por uma árvore de poucas folhagens conhecida como “Pioppo”. Há dois tipos de “Pioppo”, o escuro e o Branco. Um dos maiores segredos é a localização desses ninhos secretos de trufas, geralmente cada caçador só sai acompanhado de seu cachorro, um importante aliado, pois é do seu olfato que se descobrem os locais secretos.

Como é um ingrediente selvagem, alcança preços estratosféricos. Um quilo da iguaria pode chegar a US$ 4 mil. O que significa muitos reais a mais no prato por contar de algumas gramas.

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Trufas e Cogumelos, não são iguais…”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s