Como beber corretamente um vinho, enfoque no Bordeaux…

Devemos começar a beber, seja um Bordeaux ou qualquer outro, pelas taças. Devem ser de cristal, com corpo arredondado e boca mais fechada. Dependendo do tipo de uva a boca deve ser mais ou menos fechada, visando liberar os aromas no tempo e quantidades corretas.
A temperatura é um ponto crucial, os vinhos de Bordeaux ficam perfeitos entre 15 e 18 graus, alguns puristas podem considerar a temperatura de 15 graus um tanto fria, mas estamos no Brasil, onde podemos ter temperaturas externas de 30 graus!!

Os vinhos jovens não necessitam decantação, essa prática é importante em vinhos mais velhos, acima de 5 anos ou, naqueles que observamos a presença de borra no fundo da garrafa.
Aerar o vinho é uma prática muito boa, em qualquer tipo de vinho. Devemos abrir as garrafas algumas horas antes do consumo, com isso teremos uma melhor oxigenação do vinho, na verdade, ele é um produto “vivo” e se beneficia do contato com o ar externo, pelo menos antes do consumo. Depois de aberto e consumido, dificilmente poderemos aproveita-lo no dia seguinte…
Os vinhos da região Bordeaux são muito versáteis, acompanham grelhados e molhos, mesmos os mais intensos.
Nos rótulos estão expostas diversas características do produtor, ano, safra e aspectos legais da área no qual foi produzido. Aprender a ler corretamente o rótulo de um vinho é um primeiro grande passo para um enólogo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s