Aveia, fibras e outros alimentos, identificando o valor na alimentação.

Em todas as revistas sobre saúde, seja naquelas focadas em estilo de vida, obesidade ou esporte, sempre aparecem menções sobre o consumo de vegetais, mais especificamente fibras…
As fibras estão na moda, fazem parte de todas as dietas e sempre são citadas nos exemplos de cuidados para a prevenção de doenças.
As beta-glucanas são polissacarídeos que fazem parte da fração solúvel da fibra alimentar, ocorrem em cereais, principalmente em cevada e aveia, estão presentes em alta concentração na parede celular das células dos grãos de aveia (Avena sativa L.).

O farelo de aveia é produzido a partir das camadas mais externas do grão de aveia, já a farinha branca, é pobre neste tipo de fibra, é produzida após a moagem do flocos quando existe separação mecânica do farelo.

O cereal com o maior teor de fibra se encontra no farelo de aveia que contém 9,68% de beta-glucanas, seguido dos flocos de aveia com 7,03%. Os estudos sugerem que os teores de fibra podem variar com a safra e com fatores genéticos ligados ao grão.

 A beta-glucana promove aumento da viscosidade do bolo alimentar e retarda a absorção de nutrientes. A presença da beta glucana na dieta pode reduzir o pico glicêmico pós prandial e pode, de forma significativa, diminuir a quantidade de LDL colesterol no plasma sanguíneo

Indivíduos que apresentam doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes podem se beneficiar com dietas ricas em cereais como a aveia e a cevada, os quais podem alterar positivamente o metabolismo de carboidratos e lipídios.

As alternativas em gastronomia propiciam receitas com o alimento, ou de forma mais criativa uma incorporação das fibras em quase todos os pratos. Com fibras podemos aumentar a crocancia dos pratos, torna-los mais cremosos, ou ainda, mais vistosos na apresentação.

Nutr. Milene Torres 
Fonte
Visão retrospectiva em fibras alimentares com ênfase em beta-glucanas no tratamento do diabetes
 Braz. J. Pharm. Sci. vol.45 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2009
Giane Sprada MiraI; Hans GrafI; Lys Mary Bileski CândidoII

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s