Slow Food, estilo de vida e novos conceitos em alimentação saudável


Basicamente o conceito de Slow Food tem origem em publicações do critico gastronômico e sociologo italiano Carlo Petrini.
Em uma cidadezinha chamada de Bra, situada no Piemonte ao norte da Itália, temos a difusão inicial dos conceitos da Slow Food, que literalmente se traduz como “Comida lenta”. 

Em 1986, de um simples movimento, torna-se internacionalmente conhecida pela fundação de diversas associações ao redor do mundo, basicamente os valores dessas associações apresentavam um contraponto a tendência americanizada da fast food.

As diversas associações sediadas em países com diversidade culinária como: Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido, Espanha, Argentina e Brasil, já contam com centenas de milhares de adeptos, organizando feiras, congressos e festivais.

O conceito do Slow food significa dar a justa importância ao prazer ligado ao alimento, aprendendo a aproveitar as diversidades das receitas e dos sabores, reconhecendo a variedade de lugares onde foram produzidos os ingredientes, e principalmente, respeitando  os ritmos das estações, características regionais e o convívio cultural.
A necessidade da “educação do gosto” como a melhor defesa contra a má  qualidade da alimentação diária e o resgate dos paladares infantis e familiares; devem servir como guia contra a monotonia das nossas refeições. Os adeptos dessa tendência atuam salvaguardando a cozinha local, a produção tradicional, as espécies vegetais e animais em risco de extinção; sustentando um novo modelo de agricultura, menos intensivo e mais limpo.

As redes de associados da Slow Food podem ser subdivididos em sedes locais, chamadas na Itália de “Condotte” e no restante do mundo de “Convivium”. Via de regra são coordenadas por líderes que organizam cursos, degustações, jantares, viagens, promoções a nível local de campanhas da associação, da ativação de projetos como “Horta nas Escolas” e da participação de grandes eventos organizados pela Slow Food internacional.

A partir da idéia de Slow Food, nasceu a Terra Madre, um encontro mundial entre as diversas sub tendências e organizações nacionais. Anualmente são organizados eventos de difusão dos conceitos, defesas do sabor, do aroma, da culinária regional e, mais atualmente, da preservação das biodiversidades e dos conceitos de sustentabilidade.

Visite os links recomendados e saiba mais sobre a Slow Food:

www.slowfood.com
http://multimedia.slowfood.com/index.php?lng=2&method=multimedia&action=zoom&id=36140
www.terramadre.info/
www.slowfood.it
Colaboração: Dra Flavia Garita

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s