Abacaxi, a fruta elegante, cheirosa e cheia de charme

Relatos históricos citam o ano de 1493 como o início do “reinado” do Abacaxi. Nessa ocasião, Colombo descobre, na ilha de Guadalupe, os prazeres de uma fruta tropical, doce, azeda e extremamente perfumada.

Os indígenas americanos já tinham plantações desde a América central até na região hoje ocupada pelo Paraguai.

Por meio das caravelas dos descobridores, o abacaxi chega a Espanha por volta de 1535, citações elogiosas de escritores da época, como o padre Dutertre, chamam-no de “rainha da frutas,  já que esta cingida por uma coroa”.
Saindo da Espanha o seu prestigio e utilização na culinária, viaja à corte de Luis 14, que se torna um fã ardoroso, desenvolvendo inclusive, estufas especiais no castelo de Versalhes.

O abacaxi, na verdade é uma bromeliácea, parente próximo das famosas flores ornamentais bromélias, protegidas por leis de proteção à flora nativa.

A palavra ananás, no tupi guarani significa fruto excelente, pode ter ser conhecido  como abakachi, que significa fruto cheiroso.

Em ação nutricionais é fonte de vitaminas, como C, B2 e B1, e de minerais como o Potássio.

No entanto, a sua mais famosa atividade é devido a bromelina, enzima muito parecida com a papaína do mamão, as duas frutas podem ser utilizadas como “amolecedoras de carnes”. Possui também ações de broncodilatação e relaxante muscular

A escolha do fruto maduro se faz pela retirada de folhas da coroa, saindo na mão demonstra o ponto ideal em doçura.

A sua utilização é perfeita em temperos de carnes, saladas e sucos digestivos. Pode ser uma boa opção de sobremesa, ajudando na digestão de um grande banquete.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: