A carne de porco mudou para carne suína, ganhou receitas modernas e conquistou a gastronomia.

A carne suína é a carne mais consumida no mundo, algumas publicações citam que atinge 40% do total das carnes, muito mais que a carne bovina ou de frango.
No aspecto econômico o fator mais decisivo é o custo de produção e a logística de distribuição. No enfoque nutricional encontra inúmeros defensores, entre as razões para isso, esta o fato de ser excelente fonte de proteína, ferro, potássio e vitaminas do complexo B.
No Brasil, no decorrer da primeira metade do século passado, a gordura dos suínos (banha) era utilizada como fonte de energia e no preparo e conservação de alimentos. Por esse motivo, naquela época, eram considerados suínos de qualidade os animais que produziam grandes quantidades de gordura.
A chegada dos óleos vegetais há mais de cinco décadas e mais recentemente a intensificação das restrições médicas ao consumo de gorduras e colesterol, exigiram uma mudança no perfil da produção de suínos, pois a partir daí carne suína de qualidade passou a ser a que apresentasse baixo teor de gordura.
Um dos mais importantes fatores de aumento do consumo foi constatado nos pontos de venda, os frigoríficos começaram a produzir e comercializar a carne suína em cortes nominalmente semelhantes a tradicional carne bovina. Nas prateleiras dos supermercados encontramos picanha, maminha e file suíno, estimulando o consumo e propiciando receitas mais criativas.
Outras atividades de marketing da carne suína é a comparação nutricional entre os diversos cortes. Muitas publicações médicas e de nutrição começaram a comparar e desmistificar a carne suína como grande fonte de gordura. Alguns cortes semelhantes aos bovinos possuem muito menos gordura e maior quantidade de minerais, pontos a favor da carne suína.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s